Apresentação


Bem-vindos ao ECO-EDUCA!
Blog que trata da questão ambiental
Num diálogo constante com a prática educativa.

A criação do blog faz parte do Projeto Interdisciplinar
Do Curso de Pedagogia da AVM/UCAM (2012),
Cujo tema gerador é a RIO + 20,
Evento que acontecerá no RJ em Junho.

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Natureza está aí para ser sentida...



A reportagem da Revista Escola trata a educação ambiental através de brincadeiras e mostra como ela pode ocorrer em qualquer espaço, inclusive na sala de aula. A revista apresenta o trabalho do educador naturalista norte-americano Joseph Cornell, que há mais de 20 anos trabalha na área da educação ambiental. Junto a outros educadores, Cornell compartilha uma metodologia de ensino, transmitindo concepções e ações acerca da natureza através de dinâmicas de grupo, brincadeiras e observação.

O naturalista preocupa-se em sensibilizar pessoas que vivem num ritmo acelerado, não prestando atenção ao impacto que a natureza tem sobre suas vidas. Porém, apesar de fazer os exercícios com adultos, sua preferência são as crianças, pois estas estão mais propensas a desenvolver o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

O educador conta que não foi fácil elaborar práticas que atraíssem os alunos pelo conteúdo, pois além de estimular, as atividades deveriam transmitir informações sobre as características de plantas, animais, ecossistema etc. Contudo, Cornell encontrou um meio de envolver as turmas: dividindo o passeio em momentos divertidos e introspectivos. Dessa forma, ele viu como as crianças ficavam mais concentradas, pois nem todas estão prontas para uma introspeção logo de início.

Uma de suas dinâmicas é levar as crianças ou adultos, depois de muito agito, a ouvir os sons da natureza. No caso dos pequenos, essa prática os ajuda a tornarem-se mais sensíveis. Segundo o educador como as pessoas geralmente costumam ter uma vida acelerada é necessário fazer uma transição para este exercício, o que justifica a agitação das brincadeiras anteriores.

Para saberem com mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas por esse educador leiam a reportagem na íntegra:

Experiências Verdes nas Escolas- Escola André Luiz


Dentro da proposta de compartilhar com vocês distintas concepções e ações de educação ambiental desenvolvidas em diferentes escolas- do Brasil e do mundo- apresentaremos o Projeto Biodiversidade, implementado na escola Centro Educacional André Luiz em Cascadura, Rio de Janeiro. Para reforçar os ensinamentos trabalhados em sala de aula, esta prática conscientiza sobre a importância da preservação do meio ambiente.






O projeto Biodiversidade, um caminho para a longevidade, foi um dos momentos que os estudantes tiveram disponível para colocar em prática tudo o que aprenderam durante todo o ano letivo. O objetivo desta proposta foi despertar e conscientizar os alunos, através da Educação Ambiental, sobre a importância da conservação das espécies e a busca de uma melhor qualidade de vida.

                                     
                                         



Direção, coordenadores e professores trabalharam diversos temas relacionados à preservação do meio ambiente, como por exemplo:

·         Reciclagem
·         Melhor aproveitamento dos alimentos
·         Utilização consciente da água
·         Uso de plantas medicinais e reflorestamento.




Cabe destacar que cada turma ficou responsável por um assunto. No dia da exposição dos trabalhos uma representante da secretaria do meio ambiente (além de técnicos da Cedae e do corpo de bombeiros) esteve presente para reforçar os ensinamentos trabalhados em sala de aula. A ideia é atravessar os muros da escola e levar para fora dela os conhecimentos adquiridos.

Uma das experiências propostas em sala de aula teve reflexo direto na conta de luz da casa de uma das alunas. Thayná propôs aos pais que eles adotassem hábitos diferentes durante um mês para que ela concluísse o trabalho escolar. A tarefa era reduzir o valor da conta de luz. “Eu diminuí o tempo no banho, desliguei todas as TVs e tirei o computador da tomada”, explica a aluna depois de conseguir economizar em mais de cinquenta reais o valor dos gastos com luz.


Comentário do grupo:
Esperamos que as práticas ensinadas aos alunos -  a economia de energia, de água, a reutilização e reciclagem de materiais, o controle do desperdício de alimentos e materiais, etc. - sejam aplicas nas próprias escolas. 


Fonte: revista Appai Educar

Site da Escola:

Centro Educacional André Luiz.
Rua Miguel Rangel,306-Cascadura-Rio de Janeiro