A reportagem da Revista Escola trata a educação
ambiental através de brincadeiras e mostra como ela pode ocorrer em qualquer
espaço, inclusive na sala de aula. A revista apresenta o trabalho do educador
naturalista norte-americano Joseph Cornell, que há mais de 20 anos trabalha na
área da educação ambiental. Junto a outros educadores, Cornell compartilha uma
metodologia de ensino, transmitindo concepções e ações acerca da natureza
através de dinâmicas de grupo, brincadeiras e observação.
O naturalista preocupa-se em
sensibilizar pessoas que vivem num ritmo acelerado, não prestando atenção ao
impacto que a natureza tem sobre suas vidas. Porém, apesar de fazer os
exercícios com adultos, sua preferência são as crianças, pois estas estão mais propensas
a desenvolver o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
O educador conta que não foi fácil elaborar práticas que atraíssem os alunos pelo conteúdo, pois além de estimular, as atividades deveriam transmitir informações sobre as características de plantas, animais, ecossistema etc. Contudo, Cornell encontrou um meio de envolver as turmas: dividindo o passeio em momentos divertidos e introspectivos. Dessa forma, ele viu como as crianças ficavam mais concentradas, pois nem todas estão prontas para uma introspeção logo de início.
Uma de suas dinâmicas é levar as crianças ou adultos, depois de muito agito, a ouvir os sons da natureza. No caso dos pequenos, essa prática os ajuda a tornarem-se mais sensíveis. Segundo o educador como as pessoas geralmente costumam ter uma vida acelerada é necessário fazer uma transição para este exercício, o que justifica a agitação das brincadeiras anteriores.
Para saberem com mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas por esse educador leiam a reportagem na íntegra:
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