Apresentação


Bem-vindos ao ECO-EDUCA!
Blog que trata da questão ambiental
Num diálogo constante com a prática educativa.

A criação do blog faz parte do Projeto Interdisciplinar
Do Curso de Pedagogia da AVM/UCAM (2012),
Cujo tema gerador é a RIO + 20,
Evento que acontecerá no RJ em Junho.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

RIO +20



Venha conhecer diversas propostas, experiências e discussões sobre a RIO + 20, evento que mobilizará o RJ em Junho de 2012.






COMITÊ NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RIO DE JANEIRO, DE 13 A 22 DE JUNHO DE 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA...

Em 1972 foi realizada a primeira discussão oficial sobre a temática ambiental a nível mundial em Estocolmo – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano.

Em 1987, a Conferência do Rio consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável.

Em 1992, na Rio 92, foram estabelecidos documentos importantes, como a Agenda 21 tratando do assunto, e dois anos depois foi assinada a Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação.

Em 2002, na Rio +10, realizada na África do Sul, foram analisados os resultados obtidos e traçados novos caminhos com a implementação de compromissos. Foram incluídos nos debates as energias renováveis e o tema da responsabilidade ambiental das empresas.

Anualmente são realizadas Conferências das Partes (COP) e Reuniões das Partes no Protocolo de Quioto (CMP) para debater o aprofundamento das regras e a implementação da Convenção e seu Protocolo.

Este ano, a Rio +20 será uma Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental. A Resolução 64/236, de 2009, da Assembléia-Geral das Nações Unidas, estabelece como objetivo da Conferência a renovação do compromisso político internacional com desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação das ações implementadas e da discussão de desafios novos e emergentes.
    
Os assuntos tratados serão:
  • Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza 
  • Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário